Capa da Insensibilidade

insensibilidade

substantivo feminino

1.

estado ou característica daquilo que é desprovido de sensibilidade a estímulo físico.

“i. ao frio”

2.

incapacidade de emocionar-se, de experimentar sentimentos de afeição, de amor, de piedade, pena etc.; frieza, indiferença, dureza.

Não dá. Não adianta! Por mais que eu tente, por mais potencializada que seja minha habilidade em escrever e descrever, não há monge, guru nem pajé que faça com que os outros entendam certas reações que eu tenho. Nem mesmo quem já passou por experiências parecidas com as minhas consegue essa proeza. Será que eu sou tão esquisita assim?

Coisas maiores acontecem, coisas menores acontecem, minha reação é sempre a mesma: ‘eu jamais faria isso com tal pessoa, por que tal pessoa fez isso comigo?’. Sabe aquela frustração de perceber que é só você que se coloca no lugar do outro? Só você precisa compreender, e entender, e ter empatia, e mesmo quando a coisa aperta pro seu lado é você que precisa correr atrás do prejuízo – prejuízo, a propósito, não causado por você? Sabe? Mas sabe MESMO ou está só concordando comigo pra acabar de vez com esse assunto? Sei.

Quero ser mais insensível este ano. Sério. INSENSÍVEL. Quero mesmo! Quero pensar nos problemas dos outros como problemas dos outros, e ‘sinto muito…’. Tenho um amigo que é muito, muito insensível. Tão insensível, que de vez em quando me pergunto que tipo de areia movediça ele carrega dentro do peito, porque com certeza, no fundo, no fundo, é um coração molenga – mesmo cinzento, assustador, engolidor de tudo o que o toca, não deixa de ser molenga.

A insensibilidade é uma capa, como aquela do Harry Potter, da invisibilidade. A gente se cobre com aquilo, ninguém enxerga, só a gente. Mas é preciso ser insensível, principalmente quando se é um poço sem fundo de sensibilidade aguda (como meu amigo, o mais insensível de todos). ‘Vista a capa, Gisele! Vamos, está na hora!’. É pra já.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s