Gentileza Gera Gentileza, Ainda que Pequena

A maioria dos assuntos que viram pauta aqui no Blog são reflexo de conversas entre Carolina e eu. É claro que seria impossível, literalmente impossível, abordar todos os assuntos que são pauta das nossas conversas aqui no Blog (ou em um livro, um filme, uma série mais longa que Friends, Gilmore Girls e Sex and The City juntas), mas os assuntos não comprometedores (rs!) que podem virar interesse geral no sentido de *ajudar alguém*, geralmente são trazidos para cá.

Hoje estávamos conversando sobre as pequenas gentilezas. Pequenas gentilezas que, ao nosso ver e considerando nossas próprias experiências, não são senso comum entre as pessoas. Mas deveriam ser! Bom, na nossa opinião.

O que é que a gente pode considerar como uma pequena gentileza, e como é que este gesto pode impactar – de maneira positiva ou negativa – a vida das pessoas com quem convivemos?


Pequenas gentilezas são, na nossa definição, ações e atitudes que mostram que estamos prestando atenção às pessoas ao nosso redor com quem nos importamos, levando em consideração o que estas pessoas podem pensar e sentir. 

O gesto de praticar pequenas gentilezas irá impactar a vida das pessoas com quem convivemos porque somos todos muito diferentes, ou seja, muitas vezes nossas pequenas ações que parecem ser inofensivas aos nossos olhos podem gerar um verdadeiro efeito borboleta na vida de outra pessoa, que tem percepções e encara a vida de um modo totalmente diferente do nosso.

Dá para se responsabilizar por todo o efeito borboleta? Não. Não dá. Mas dá para, pelo menos, tentar evitar que ele comece. Muitas vezes, uma palavra, um olhar, um julgamento, podem desencadear uma série de problemas na vida de alguém que nós, no fundo, queremos bem. Pequenas gentilezas – ou a falta delas – entram nisso também.

Muitas vezes, uma falha de comunicação pode ser suficiente para que as pessoas se afastem umas das outras. Qual impacto isso não pode ter a longo prazo? Na minha opinião, um impacto forte, e que poderia muito bem ter sido evitado lá atrás. 

Então, fica combinado: de agora em diante vamos prestar mais atenção nas pequenas gentilezas e tentar colocá-las em prática.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s