Planejar o Fim de Semana Pode Fazer a Diferença

Sexta-feira chegou! Sim, estamos todos felizes! Mas você já parou para pensar no domingo a noite, naquele sentimento angustiante (e que estamos tentando aprender a evitar no #BenditaSegunda, diga-se de passagem) enquanto assiste ao Fantástico? Não, não é cedo demais para pensar no fim do domingo. Mas há uma maneira de melhorar esta sensação imensamente: planejando o final de semana.

Mas não dá pra fazer tudo o que eu quero fazer em um final de semana só!”, e “Não tem como compensar o sono perdido da semana, colocar todas as séries e filmes em dia, e ainda ter uma vida social ativa em 48 horas!”, ou pior “O fim de semana é o único tempo que eu tenho para sair de verdade, mas também é quando dá para colocar a faxina de casa em dia…” (esta última é a minha realidade, a propósito).

Pois é. É tanta opção e são tantos compromissos que muitas vezes a gente mal consegue descansar de verdade, e quando chega no domingo a noite fica com aquela sensação terrível – achando que é culpa da segunda-feira, mas que na verdade é o reflexo de um final de semana inteiro mal vivido. Já parou para pensar nesta possibilidade?

É nessa hora que entra a palavrinha mágica da vez: planejamento. Quais são as suas prioridades nos próximos dois dias? A casa? O computador/televisão? A família? Os amigos? A igreja? O shopping? E como você pode priorizar todas estas coisas para chegar no domingo a noite e ter a sensação de que o fim de semana foi produtivo, e mesmo assim com momentos de descanso e lazer?

É tudo questão de prioridade mesmo. Ás vezes a gente vive um final de semana como se fosse o último de nossas vidas (só Deus sabe se será mesmo ou não, mas não podemos contar com essa possibilidade o tempo todo, não é?). Esse vício de séries por exemplo, acaba sendo tão exagerado que as pessoas deixam de fazer outras coisas importantes para conseguir “ter assunto” na internet. É o que eu vejo, e acho meio absurdo. Eu assisto séries, mas uma de cada vez, e coloco um limite, não assisto mais que dois episódios por dia. Tudo é em excesso faz mal.

O final de semana é um tempo importantíssimo para que nós possamos renovar as energias e podemos fazer isso de diversas maneiras. Para alguns, ir à igreja é o que mais ajuda. Para outros, é estar com a família e amigos. Para outros, é poder caminhar no parque com o cachorro, ou andar de bicicleta com os filhos. Para os que realmente fazem questão de ficar em frente a uma tela, existem outras telas muito mais legais que a do computador, da TV e do celular: o telão do cinema, as lindas telas dos museus, as telas dos artistas de rua nas feiras culturais. Dá pra variar bem.

Precisamos pensar no final de semana como uma oportunidade de confraternização e de auto-desenvolvimento também. Planejar pode ser um grande passo para que você aproveite este tempo muito mais do que imagina!

Bom fim de semana!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s