Missouri – Parte I – O Dia que Subi Numa Montanha de Lixo Nuclear

Se eu estivesse fazendo a saga dos 30 antes dos 30 com certeza a minha visita a Weldon Spring teria chegado ao top 10!

Fomos visitar um casal de amigos em Missouri, há cerca de quatro horas daqui de Iowa. Eles vivem no condado de St. Charles, encostado em St. Louis, e nos levaram para conhecer diversos lugares (vou dividir a viagem em diferentes postagens), incluindo o Weldon Spring Interpretive Center.

O local já foi um dia a maior fábrica de explosivos do mundo, tendo produzido mais de 350 mil toneladas de TNT; logo depois a planta passou a processar urânio. Décadas mais tarde, foi decidido que a região necessitava ser regenerada e limpa para conter a radiação. Então, em meados dos anos 80 inicia-se o processo.


Hoje, o museu apresenta todos os dados de como a pilha de lixo nuclear foi montada, todas as camadas entre o solo e as rochas para conter ao máximo a radiação e contaminação. A montanha, que totaliza 45 acres de extensão e 23 metros de altura, foi projetada para manter seu conteúdo letal seguro por mil anos e passa por constantes manutenções. Do lado de fora, a vista é inacreditável.


É impressionante pensar que toda esta estrutura abriga um conteúdo tão perigoso e tóxico, mas a vista do topo é linda. Dá uma sensação estranha, como um ponto de equilíbrio quase bizarro entre a devastação e a conservação da natureza.

A entrada é gratuita e a visita leva cerca de uma hora (incluindo subir a montanha, mas claro que quem quiser pode passear mais tempo por lá, andar em volta da montanha toda, etc).

O senhor que guiou nosso tour, militar aposentado, nos garantiu que aquela área tem menos radiação do que uma casa cheia de objetos da década de 60 (ou seja, teoricamente a casa da vovó é mais perigosa), mas cá entre nós, achei essa ideia um pouco tendenciosa rs…

Adorei a experiência!

Gi.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s