5 coisas para NÃO dizer para quem está acima do peso

Há anos estou acima do peso. Pela primeira vez estou fazendo algo a respeito, porque quero passar a me cuidar cada vez mais. Mas há certas coisas que as outras pessoas dizem, seja de boa fé ou não, que irritam MUITO quem está acima do peso (independente se a pessoa faz algo para mudar ou não, pois há muitas pessoas acima do peso que são saudáveis e felizes).

1. “Nossa, você está de dieta?” 

Uma pessoa do trabalho me viu comendo salada na hora do almoço. Esta pessoa é muito, muito magra e vegetariana. Ela poderia ter ficado calada, ou apenas ter feito um elogio, ou somente uma palavra de motivação – “Nossa, que salada bonita!”. Mas não. Ela simplesmente sentou-se à minha frente e me perguntou se eu estava de dieta. Eu simplesmente não sei de onde as pessoas tiram a idéia de que uma pessoa acima do peso só come salada quando quer emagrecer. Eu conheço muitas, de verdade, MUITAS pessoas acima do peso que amam salada. Por que é que quando uma pessoa magra demais come um hambúrguer com batata frita ninguém diz “Nossa, você está querendo encorpar? Tá precisando, hein!” Pois é, ridículo de um jeito ou de outro.

2. “Ué, você usa shorts?”

Eu simplesmente DETESTO quando qualquer pessoa critica a maneira como eu me visto. Não importa o que seja, se eu não pedi a sua opinião, simplesmente me poupe, porque não me interessa. Eu sempre usei saia, vestido, shorts! Sempre! Acho tão feio quando as pessoas demonstram surpresa ao me ver usando uma roupa mais curta. Que diferença faz na vida delas? Nenhuma! E para quê tecer um comentário desses? Desde quando shorts é roupa de gente magra? Desde nunca! Usa quem quer, quando quer e como quer. Eu não olho para uma pessoa magra e falo: “Nossa, você usa decote? Não sabia! Achei que não gostasse…” Se for para abrir a boca para falar alguma coisa que vá diminuir a auto-estima de alguém, não abra. Fica feio pra quem fala, não pra quem escuta.

3. “Ah, mas seu rosto é bonito…”

Haha! Essa é uma das minhas favoritas. Escutei muito! “Ah mas seu rosto… Seus olhos… Seu cabelo…” – e quem é que disse que uma pessoa acima do peso não sabe que tem o rosto, olhos e cabelos bonitos? Quer dizer, não me incomoda quando o elogio é sincero, ou seja, estamos conversando sobre cor de olhos e alguém diz “seus olhos são bonitos”. Eu agradeço, acho mesmo uma gentileza. Mas quando estamos falando sobre peso e o assunto vai para esse lado, isso se torna realmente algo desnecessário. Again, me poupe.

4. “Eu tinha uma amiga que era assim também, e ela conseguiu perder muito peso!”

Honestamente, essa é uma das coisas mais infelizes que alguém pode dizer a uma pessoa acima do peso, por muitos motivos. Primeiro porque ninguém é igual a ninguém. Duas mulheres da mesma idade e mesma altura podem pesar a mesma coisa na balança que terão corpos totalmente diferentes, ainda mais se estiverem acima do peso, porque cada pessoa engorda de um jeito. Outra coisa, é muito difícil você, estando acima do peso, olhar para alguém que esteja sendo comparado fisicamente à você e aceitar esta comparação. Ninguém nunca se vê tão gordo nem tão magro quanto na realidade é. É aquela coisa de como cada pessoa se vê, e que não é a mesma coisa que os outros vêem quando olham para ela. Então, não adianta comparar fulano com ciclano. Tenha certeza de que este tipo de comentário mais atrapalha do que ajuda.

5. “Você não é gorda, você é normal…”

Essa frase é uma das mais ditas pelas amigas das meninas acima do peso! Falo por experiência própria! Dependendo de quem fala, pode mesmo ser uma tentativa de elogio. Mas muitas vezes as pessoas simplesmente não sabem como se referir a certos tipos de corpo e usam essa palavra “normal”, sem nem pensar. Afinal de contas, o que é ser normal? Nem fisicamente, nem psicologicamente, nem emocionalmente é possível descrever – ou antes – categorizar esta palavra. Uma pessoa nem gorda nem magra é chamada de “normal”. Então uma pessoa gorda não é normal? Uma pessoa magra não é normal? Simplesmente não diga isso a ninguém. Se quiser ser gentil, faça um elogio sincero. Se alguém próximo a você que você se importa deseja mudar o próprio corpo, incentive de maneira positiva, mas principalmente apoie para que esta pessoa se ame, independente do que diz a balança, a mídia ou qualquer um que não seja ela mesma.

G.

Anúncios

11 comentários sobre “5 coisas para NÃO dizer para quem está acima do peso

  1. Gi, vc arrasou neste post. Essa falta de tato me incomoda muito e vem de todos os lados. Há tem um tempo que estou muito acima do peso. Hoje estou mais gorda do que jamais estive na vida e não precisa que ninguém me aponte isso. Todos os dias eu vejo no espelho. Acho impressionante como as pessoas não se tocam de que podem seriamente magoar o outro e até desencadear um problema psicológico. As vezes um comentário desses é a última pá de terra pra pessoa se enterrar de vez. Nunca entenderei pq as pessoas têm a necessidade de apontar o que não acha legar no outro. Esses dias fiquei extremamente magoada com uma pessoa muito próxima porque, falando sobre eu estar solteira já há algum tempo eu ouvi o seguinte: “vc já olhou pro seu corpo, como é que vc quer arrumar um homem desse jeito?” E apesar da minha auto estima estar baixa, eu sei que essa não é a razão de estar solteira. Tenho inúmeras amigas “saradas” que também não conseguem encontrar uma boa pessoa pra se relacionar. E a pessoa ainda teve a capacidade de dizer que estava apenas querendo ajudar. E não… isso foi apenas crueldade. Tenho um tio que passa meses sem me ver e quando a gente se encontra a primeira coisa que diz é: menina, tu vai explodir! Não está interessado em como estou, o que tenho feito… o negócio é menosprezar. Ai, Gi, acabei desabafando. Desculpa! Rsrs Beijo grande.

    Curtido por 1 pessoa

    • Cy minha lindeza! Que bom que você pode desabafar! Eu sei exatamente o que vc está sentindo. As pessoas não conseguem enxergar o que realmente somos, não aquelas que não se importam com a gente. O que eu tenho a te dizer é que você tem MUITO VALOR! Você é uma mulher inteligente e que precisa sempre se amar em primeiro lugar e acima de qualquer coisa! Se você não está feliz, e o motivo disso é o seu corpo, somente você poderá mudar esta situação. Agora se você é feliz, está saudável, amiga se joga!!! Continue vivendo sua vida sem se importar com a opinião de ninguém! O homem que te merece vai te amar além do seu peso seja ele qual for. Fica firme e não deixe que esses comentários te abalem. Um abração! Gi

      Curtido por 1 pessoa

  2. Gi, estou amando essa fase nova do blog. Te acompanho há muitos anos e já comentei uma ou outra vez, mas enfim, tô curtindo te acompanhar no snapchat e ler esses posts mais “vida real”. Não que eu não curtisse os posts e vídeos sobre beleza, porque amava (e suas mudanças capilares sempre foram minha coisa preferida!), mas me identifico muito com você porque também estou perto dos 30, moro fora do Brasil, enfim… Eu amei esse post, concordo demais com tudo o que você disse e me identifico com o que a Cynthia falou nos comentários: é muito ruim ouvir comentários de gente da família e amigos sobre o seu peso, principalmente com o pretexto de que estão preocupados com a sua saúde! Minha mãe, por exemplo, sempre foi dessas de comentar do que eu estava comendo e já até chegou a perguntar se meu namorado não reclamava do meu peso.

    Eu sei que ela quer o meu bem e ela é super encanada com saúde e peso, mas tipo… fazer esses comentários só deixa a gente mais pra baixo ainda, né? Eu tento não ligar, mas sei que preciso fazer algo pela minha saúde. Não ligo de ser acima do peso porque ué, nunca fui magra mesmo, sabe? Não acho que devemos seguir um padrão imposto por aí. Massss eu penso que tô chegando nos 30 e que sei lá, se um dia quiser ter filhos, não quero estar nesse peso porque sei que depois de uma gravidez é muito pior. Tenho tentado comer melhor enquanto não consigo frequentar academia ($$$), mas é muito bom ter pessoas como você de exemplo!

    Barbaridades – Bárbara e sua vida na Irlanda

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Ba! Muito obrigada pelo seu comentário e por compartilha comigo um pouco da sua experiência. A verdade é que quando se trata de mãe elas geralmente não medem muito as palavras, mas não fazem por mal. Você pode sempre conversar com ela, explicar que isso é uma coisa que mais te atrapalha do que te ajuda, e acho que ela irá entender. Mas independente disso, nós é que somos responsáveis por deixar que essas palavras nos machuquem de fato. A saúde deve sempre vir primeiro. Depois daquele susto que eu tive com a minha pressão eu aprendi. Com isso não dá pra brincar. Mas você pode sempre mudar os hábitos alimentares aos poucos, e exercício não precisa ser só na academia. Caminhar meia hora por dia já faz muita diferença! Conte comigo! E muito obrigada pelo seu carinho! Estou animada com a repaginada do Blog! Beijos! Gi

      Curtir

  3. Nossa perfeito Gi!! Estou no mesmo processo que você e finalmente alguém conseguiu colocar em palavras o que sinto e penso quando escuto essas frases!
    Estou amando essa nova fase do blog. Também sou casada com um americano e moro na Florida. Acompanhava você no Youtube, acompanho no Instagram e Snapchat, mas nunca fui de comentar nada. Agora estou me sentindo mais conectada com você e com vontade de deixar minhas mensagens e trocar experiências.
    Grande beijo!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Natiiii!!!! Que bom saber que agora conseguimos nos conectar mais! Estou aceitando sugestões de posts e futuros vídeos, hein! Onde na FL? Eu estou sempre em Miami a trabalho, quem sabe não nos encontramos? Um beijo enorme! Gi

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s